Os inúmeros equipamentos utilizados no mundo, em sua grande maioria tem em comum o acionamento por motores elétricos, ferramenta desenvolvida há anos, e que até hoje é de vital importância para o mundo como o conhecemos.
Esses motores elétricos passaram por diversas atualizações desde a sua criação até os dias atuais, tais como mudança de modelos, alterações de potência, dentre outros aspectos característicos.
Conforme o mundo evoluiu, viu-se a necessidade de utilizar as formas de energia elétrica de maneira mais eficientes e conscientes. Com isso em mente, as indústrias e os órgãos de regulamentação, iniciaram um trabalho em conjunto e, após diversos estudos, foi possível alcançar o parâmetro energético necessário, conseguindo assim, oferecer um produto com a mesma qualidade ao qual foi designado, porém, com uma redução considerável de energia elétrica.
Com as melhorias desenvolvidas, foi criado uma iniciativa para redução do consumo de energia e em 2019 entrou em vigor a portaria nº 553, que estabelece níveis mínimos de rendimento para máquinas e equipamentos em geral.
Em complemento, no ano de 2013 foi revisado a norma NBR 17094-1 que especificava esses valores mínimos de rendimento para as classes de produtos IR2 e IR3, e em agosto de 2019 entrou em vigor a nova lei, onde determina o nível mínimo para IR3, além da ampliação da faixa de potência, que passou a incluir os motores de 0,16 até 500 cv, de 2 a 8 polos – válido para todos os motores comercializados, sejam eles novos ou usados.
Com essa definição, o Brasil passa a ser um dos pioneiros na adoção de um nível mínimo de rendimento para motores trifásicos, junto a países como os Estados Unidos e Canadá.
Portanto, no momento da compra de seus equipamentos é de vital importância verificar se o produto será fabricado com o motor correto e com a eficiência exigidas nas normas vigentes, bem como se possui as certificações do INMETRO e PROCEL.
A empresa Airflow Curtains, prezando pela qualidade dos seus produtos e com a responsabilidade de trabalhar atendendo as normas vigentes, utiliza os motores elétricos WEG W22 IR3, que estão de acordo com as normas de eficiência energética e certificados pelo INMETRO e PROCEL, sendo assim, nossa empresa fornece os melhores e mais eficientes equipamentos disponíveis no mercado.
Informações:
https://airflow.ind.br/